Espaço Criativo

Aprendizagem Criativa
A Abordagem da Aprendizagem Criativa foi idealizada pelo pesquisador Mitchel Resnick dentro do MIT Media Lab. A mesma possui influência do construcionismo do educador e matemático Seymour Papert, porém possui inspiração em Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros. A ideia é desenvolver o pensamento criativo através dos 4 Ps da Aprendizagem Criativa: Paixão, Projetos, Pares e Pensar Brincando. O processo de aprendizagem não ocorre de forma linear mas dentro do espiral, de forma contínua, onde tem como ponto de partida a imaginação, seguido da criação, compartilhamento, reflexão e imaginação e assim sucessivamente, podendo ser repetido inúmeras vezes dependendo da atividade proposta, conforme representado na figura abaixo.
Como forma de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa, Resnick elaborou os 4 Ps: Projetos, Pares, Paixão e Pensar Brincando. Dentro de Projetos, os educandos são estimulados a arriscar, criar e fazer algo. O incentivo a projetos experimentais torna-se a síntese do aprender fazendo. Em Pares, refere-se a uma forma de estimular o pensamento criativo, deve prever uma estrutura que proporcione o compartilhamento e troca de informações entre os sujeitos, ou seja, uma forma de aprender uns com os outros. Podendo haver estruturas físicas que estimulem esse processo, mas também, em grupos online. Em P de Paixão, quer dizer que os educandos se sentem incentivados a explorar algo quando há um interesse pelo assunto ou quando trabalham em projetos pessoais, por exemplo. Essa motivação pode gerar um ganho no escopo de conhecimento do aluno. E finalmente, pensar brincando, é quando a criança cria e testa algo novo, explora para além dos seus limites e incorpora o espírito lúdico, visto que esse último é importante para o processo de desenvolvimento da criança nos aspectos social, afetivo e cognitivo. A criança aprende enquanto brinca, então faz total sentido que se pense em atividades com aspectos lúdicos quando se pensa em desenvolver a criatividade.
Pensar em atividades que se encaixe nos 4 Ps é um desafio, mas é possível. O fato de uma atividade estar ligada a um momento lúdico faz com que a aprendizagem ocorra, sem que seja de forma “forçada”. Mas o mais relevante sobre a forma como o projeto/atividade está sendo desenvolvida, é que as crianças podem realizar uma reflexão do que estão aprendendo, ou das ideias que estão surgindo, ou da forma que um desafio está sendo resolvido, intercalando assim em momentos de imersão e reflexão. E conforme o autor relata, a paixão é o que move esse processo (RESNICK, 2020).
Para saber mais sobre a Abordagem da Aprendizagem Criativa, leiam o livro - Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos, do autor Mitchel Resnick. Ou é possível realizar uma capacitação sobre a abordagem no site Aprendendo Aprendizagem Criativa ou ainda é possível conhecer a ações da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
referência:
RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: penso, 2020.

